Autor: Maria Júlia Anileiro (2010).
Jogo:Criado com base em dois dos múltiplos
artefactos encontrados nas escavações do Castro de Monte Mozinho, um
dado e uma moeda - testemunho material de épocas e civilizações
passadas, mais concretamente a romana - que integram o rico espólio do Museu Municipal de Penafiel, e com o objectivo de dotar o museu de um produto exclusivo que constituí uma ferramenta nas acções de comunicação e dinamização das visitas e actividades ali desenvolvidas, o Ludusfidelis foi um desafio vencido.
Este jogo
foi concebido com o objectivo de criar uma ferramenta capaz de desenvolver o
raciocínio matemático de forma lúdica e divertida, aliado à divulgação do património
histórico-cultural da região e do Museu Municipal de Penafiel, estando disponível
ao público naquele Museu.
Ao
conjugar as excelentes propriedades inerentes aos jogos didácticos,
nomeadamente o seu apelo universal, ao património histórico-cultural
estamos convencidos que trilhamos o caminho adequado à divulgação /
promoção do Museu Municipal de Penafiel e da própria região
contribuindo, também, para o fortalecimento da nossa memória colectiva,
ao mesmo tempo que se coloca ao dispor de um maior número de pessoas um
importante instrumento de aprendizagem e convívio social.
O Ludusfidelis é um jogo de estratégia criado para desenvolver
capacidades de raciocínio. É um jogo que alia uma componente aleatória a uma forte componente
estratégica. A sua aparente simplicidade e a particularidade do seu
dado possuir dois dos lados com quatro marcas (à semelhança do
encontrado e que esteve na génese da sua criação), confere-lhe uma
dinâmica, rapidez e incerteza aliciante.Em cada jogada o jogador é confrontado com a necessidade de avançar,
tentando expulsar as peças do adversário, mas também com a necessidade
de se proteger. Dando razão à máxima muito conhecida “a união faz a
força”, a forma de evitar que a peça seja expulsa é, sempre que
possível, mantê-la junto de outra. Nem sempre o dado determina o número
de casas necessário para que tal ocorra devendo o jogador escolher o
movimento que o deixa menos desprotegido. Quando o dado determina
várias casas o jogador é confrontado com a possibilidade ou necessidade
de mover várias peças na mesma jogada. Este processo exercita aspectos
da competência de cálculo e do sentido do número contribuindo para o
desenvolvimento de operações com procedimentos não formais de cálculo e
aplicação flexível de estratégias, incluindo estratégias de cálculo
mental. Organizar as expressões numéricas de uma forma estruturada
exercita a descoberta de todas as combinações e os padrões daí
resultantes. Desenvolver o sentido do número e a sua decomposição faz
com que se use o número de forma flexível e se escolha a forma de
decompor mais adequada a cada situação desenvolvendo a capacidade de
decisão.
Objetivo: Trata-se de um jogo de corrida entre dois jogadores ao longo de um percurso de 10 casas. O objetivo é colocar todas as 5 peças nas casas assinaladas com uma moeda (lado oposto ao inicio do percurso). Ganha o jogador que primeiro posicionar as suas cinco peças nas referidas casas.
O tabuleiro mostra, através da numeração Romana, o trajeto que as peças devem efetuar, quando se deslocam, não sendo permitido inverter o sentido.
Classificação: Jogo de estratégia.
Material: 1 tabuleiro, 2 conjuntos de 5 peças e um dado com as faces numeradas com 1,2,3,4,4,5.
PREÇO: € 25,00 (IVA Incluído) |
PREÇO: € 10,90 (IVA Incluído) |
Copyright© 2011 Luduscience | Contactos | Condições de venda | Personalizados | Quem Somos | Página Inicial | Notícias |