JOGO ESTAROLAS

Autor: O jogo Estarolas foi inventado por Jorge Nuno Silva, grande divulgador de matemática. Este professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é doutorado em matemática pela UC de Berkeley e presidente da Associação Ludus (http://ludicum.org), organização vocacionada para a promoção dos aspectos culturais e recreativos da Matemática.
Jogo: Trata-se de um jogo de alinhamento que se desenrola num tabuleiro onde é possível modificar as suas casas. O Estarolas é um jogo intelectual sem fator sorte que, apesar das regras muito simples, possui estratégias em aberto. O Estarolas foi concebido em 2002.
Objetivo: Criar em primeiro lugar uma linha (horizontal, vertical ou diagonal) com as suas três peças.
Classificação: Jogo Matemático.
Material: Tabuleiro, em forma de losango, com 9 casas lisas e 9 casas marcadas. 9 peças quadradas lisas, 9 peças quadradas marcadas, três peças redondas lisas e três peças redondas marcadas.

imagem do jogo estarolas  

ESTAROLAS

PREÇO: € 24,00 (IVA incluído)
Referência:: (REF009)
Dimensões: 28,2 x 24 x 0,8 cm
  PREÇO: € 10,90 (IVA incluído)
Referência: (REF047)
Dimensões: 16,3 X 14,5 X 0,4 cm
Regras

Onde comprar jogos de tabuleiro para escolas. Onde comprar o jogo estarolas. Como comprar o jogo de tabuleiro estarolas. Como jogar o estarolas.Jogo Estarolas Origem: O jogo Estarolas foi inventado, em 2002, por Jorge Nuno Silva. Este professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é doutorado em matemática pela UC de Berkeley e presidente da Associação Ludus, organização vocacionada para a promoção dos aspetos culturais e recreativos da Matemática. Objetivo: Criar em primeiro lugar uma linha (horizontal, vertical ou diagonal), com as suas três peças Como jogar: Os jogadores alternadamente efetuam uma jogada de cada vez. Em cada jogada, o jogador pode fazer um dos seguintes movimentos: 1. Mover, em qualquer dos sentidos, uma das suas peças para uma cada adjacente (na horizontal, vertical ou diagonal) que esteja vazia e que seja do mesmo tipo (as peças lisas só se podem movimentar em quadrados lisos e as peças marcadas só se podem movimentar em quadrados marcados). 2. Trocar o tipo de casa, de lisa para marcada ou vice-versa, desde que o quadrado esteja vazio e não tenha sido alterado na jogada anterior pelo adversário. Restrições: Se duas jogadas consecutivas forem de troca de tipo de casa, então a jogada seguinte tem que ser de movimento de uma peça. Por exemplo, se o jogador com as peças lisas alterar uma casa marcada para lisa e de seguida o jogador com as peças marcadas alterar uma casa para marcada, na próxima jogada o jogador com as peças lisas tem que movimentar uma das suas peças redondas. As regras foram adaptadas de: Neto, J.P., Silva, J.N., Jogos Matemáticos, Jogos Abstractos, RBA, 2008 O criador do Jogo Estarolas foi também o mentor do Projeto LUDUS - Associação sem fins lucrativos que tem por objectivo promover e divulgar a Matemática, nas suas diversas vertentes, nomeadamente a cultural, histórica e recreativa. O jogo Estarolas foi inventado por Jorge Nuno Silva. Este professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é doutorado em matemática pela UC de Berkeley e presidente da Associação Ludus – associação que possui por objectivo desenvolver a matemática recreativa em Portugal.. É um estudioso dos jogos matemáticos em geral e, dentro deles, os jogos medievais em particular. O estarolas é um jogo intelectual sem factor sorte, é um jogo que, apesar das regras muito simples, possui estratégias em aberto, isto é, um jogo em que não é possível aprender a joga-lo na perfeição. Como diz o Professor Jorge Nuno Silva: “por jogos matemáticos designam-se puzzles, problemas e actividades que vão da simples charada às questões matemáticas ainda em aberto”. A História da Matemática mostra que foram alguns jogos que conduziram à criação de alguns ramos da matemática”. As crianças habitualmente pensam que a matemática não tem nada a ver com a vida real porque os problemas que se encontram na sala de aula de matemática são “certos e limpos” e os problemas da vida real são geralmente complicados. Não é demasiado cedo para a criança perceber que, para ajudar a clarificar os problemas, tem de tomar decisão, que a resolução dos problemas é feita de altos e baixos e nada melhor para treinar este processo do que um bom jogo matemático. Neste jogo de estratégia estamos a treinar em cada jogada o nosso poder de decisão. INTRODUCCIÓN: El juego Stooges fue diseñado por el profesor Jorge Nuno Silva, Facultad de Ciencias, Universidad de Lisboa en 2002. EL JUEGO: The Stooges es un juego táctico que no toma en cuenta el factor "suerte". Pertenece a la familia de juegos de alineación o "sendero" (igual que el "juego de la vieja") que se desarrolla en un tablero donde puede modificar las casillas del tablero de acuerdo con la táctica adoptada, dando al juego una dinámica interesante. MATERIAL: Junta 01 en forma de diamante como se muestra a continuación: 24 piezas - 09 piezas cuadradas planas, marcaron 09 piezas cuadradas. 03 piezas redondas planas y 03 piezas redondas marcadas). Número de jugadores: 02 jugadores. OBJETIVO: crear, primero, una fila (horizontal, vertical o diagonal) con sus tres partes. START GAME: Un jugador tiene las partes lisas y la otra, con las piezas y sus nombres. Las clavijas cuadradas (lisas o marcado) sirven para cambiar la casa deseada marcó sin problemas, o viceversa. Las tres piezas redondas (lisas o marcado), sirve a moverse por el tablero. El juego comienza con seis piezas redondas en juego tres de cada jugador, colocados alternadamente en la línea horizontal de las plazas centrales de la junta. REGLAS DEL JUEGO: Los jugadores realizan alternativamente un movimiento a la vez. En cada turno, el jugador puede hacer uno de los siguientes movimientos: 1) Mover, en cualquier dirección, una de sus piezas a una casa vecina (horizontal, vertical o diagonal) que está vacío y es del mismo tipo (piezas lisas sólo se mueven en la plaza recta y las piezas y sus nombres sólo pueden moverse en casillas marcadas) 2) El jugador, a su vez, puede cambiar el tipo de hogar, marcado para suavizar o viceversa, ya que la plaza está vacía y no ha cambiado en la vuelta anterior por el oponente. Así, la casa marcada que sólo podía ser ocupado por partes marcadas, se convirtió en un hogar suave que ahora puede ser ocupado por piezas planas. Restricción: Si dos partidos consecutivos son el tipo de cambio de casa, entonces el siguiente paso tiene que ser el movimiento de una pieza. Obs:. Reglas adaptado: www.luduscience.com ESTAROLAS GAME. INTRODUCTION: The Stooges game was designed by Professor Jorge Nuno Silva, Faculty of Science, University of Lisbon in 2002. THE GAME: The Stooges is a tactical game that does not take into account the "luck" factor. It belongs to the alignment Family Game or "trail" (same as "Game of the old") that develops on a board where you can modify the squares of the board in accordance with the adopted tactic, giving the game an interesting dynamic. MATERIAL: Board 01 in the form of diamond as shown below: 24 pieces - 09 flat square pieces, marked 09 square pieces. 03 flat round pieces and 03 marked round pieces). NUMBER OF PLAYERS: 02 players. OBJECTIVE: To create, first, a row (horizontal, vertical or diagonal) with its three parts. GAME START: A player gets the smooth parts and the other, with the labeled parts. The square pegs (smooth or marked) serve to change the desired house marked smooth or vice versa. The three round pieces (smooth or marked), serveth to move around the board. The game begins with six round pieces in game three of each player, placed alternately on the horizontal line of the central squares of the board. RULES OF THE GAME: Players alternately perform one move at a time. On each turn, the player can do one of the following movements: 1) Move, in either direction, one of his pieces to a neighboring house (horizontal, vertical or diagonal) it is empty and is the same type (smooth pieces can only move in straight square and the labeled parts can only move in marked squares) 2) The player, in turn, can change the type of home, marked to smooth or vice versa, since the square is empty and has not changed in the previous return by the opponent. Thus, the marked house that could only be occupied by marked parts, became a smooth home that can now be occupied by flat pieces. RESTRICTION: If two consecutive games are the type of home exchange, then the next move has to be movement of a piece. Obs .: adapted Rules: www.luduscience.com