Origem: Puzzle Oriental.
Jogo: Este puzzle constituído por sete peças é conhecido como “tabuleiro da sabedoria”. A palavra tan significa “sete” e representa as sete peças que constituem o Tangram. Este jogo é um desafio a criatividade e a capacidade de reproduzir determinadas formas sem sobrepor as peças.
O jogo Tangram tem aplicação como recurso pedagógico para desenvolver diversos conceitos matemáticos tais como áreas, figuras equivalentes, ângulos, relações entre os lados das figuras, etc. Esta atividade pode ser desenvolvida nos três ciclos do ensino oficial.
Objetivo: O objetivo principal é construir as figuras sugeridas nas cartas apresentadas. A regra básica do jogo é que cada figura formada deve incluir as sete peças sem nunca as sobrepor. Pode também reconstruir o quadrado original ou muitas outras figuras geométricas.
Características:
- Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
- Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
- Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
- Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.
Material:
É constituído por sete peças: um quadrado; um paralelogramo; dois triângulos grandes geometricamente iguais; um triângulo médio; e dois triângulos pequenos geometricamente iguais. Acompanham ainda Cartas com cinco figuras, cada uma delas com cinco diferentes níveis e uma película de informações gerais. |