A LUDUSCIENCE

A LuduScience, Ideias e Ciências procura, através da larga experiência dos seus profissionais, conciliar a busca constante de soluções inovadoras com os exemplos educativos de sucesso, de forma a desenvolver novos produtos que atendam às necessidades do mercado educativo e cultural.

O jogo é uma actividade humana com milhares de anos de história o que, por si só, demonstra a sua importância no desenvolvimento do homem e fornece importantes elementos sobre a cultura em determinada época e região. Os jogos de tabuleiro, além de constituírem uma competição saudável, proporcionam insubstituíveis momentos de convívio contribuindo para a coesão social e a identificação do indivíduo com a cultura.

Ciente da sua importância, a LuduScience dedica-se à concepção, criação e divulgação de material didáctico e jogos educativos, pretendendo aliar a tudo isto uma outra componente que se traduz na preservação do nosso património histórico-cultural, e contribuir, assim, também, para o fortalecimento da nossa memória colectiva. Exemplo disto é  já o Ludusfidelis que foi concebido com base em duas das múltiplas peças (um dado e uma moeda) encontradas nas escavações no castro do Monte de Mozinho, que constituem testemunho de épocas e civilizações passadas, mais concretamente a romana, e integram o rico espólio do Museu de Penafiel fazendo parte do seu património histórico-cultural.

Por aliar o lúdico ao social e estimular o raciocínio lógico e pensamento independente o jogo de tabuleiro assume-se como importante instrumento na aprendizagem.

Citando o Currículo Nacional do Ensino Básico: “O jogo é um tipo de actividade que alia raciocínio estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica. Os jogos de equipa podem ainda favorecer o trabalho cooperativo. A prática de jogos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento pessoal e social. Há jogos em todas as culturas e a matemática desenvolveu muito conhecimento a partir deles. Além disso um jogo pode ser um ponto de partida para uma actividade de investigação ou de um projecto”.

É hoje inquestionável a importância de implementar actividades recreativas ou utilização destes jogos para fins educacionais e pedagógicos, em todas as faixas etárias, como forma de assegurar uma aprendizagem eficaz. Os estudos têm demonstrado que com a execução de jogos de tabuleiro, a matemática não é apenas um conjunto de conceitos e mecanismos a seguir, mas também uma forma de entretenimento e pensamento, que deve ser concebida na sala de aula como a produção, análise e confrontação das respostas individuais e de grupo numa atmosfera de prazer por enfrentar o desafio e perseverança na procura da melhor resposta possível.

Assim,a Ludusience coloca ao dispor de todos um leque variado de jogos. O mesmo jogo é concebido em relevo e gravado, alargando assim o leque de escolha e funcionalidade. As versões em relevo, além de mais atractivas, foram concebidas com o aconselhamento técnico da ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal de forma a assegurar o seu acesso a pessoas cegas e com baixa visão. Pode também encomendar qualquer dos jogos personalizado (com fotografia ou imagem à escolha) para ofertas personalizadas.

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Breve apresentação da LuduScience A LuduScience, Ideias e Ciências, Lda., dedica-se à concepção, criação e divulgação de material didáctico e jogos educativos e temáticos, procurando conciliar a busca constante de soluções inovadoras com os exemplos educativos de sucesso, de forma a desenvolver novos produtos que atendam às necessidades do nosso mercado educativo e cultural. Na prática, pretende potenciar, tanto quanto possível, as qualidades desta ferramenta e proporcionar a sua utilização ao maior número de pessoas. Se por um lado coloca no mercado jogos que já foram adoptados pelo ensino como instrumento pedagógico, por outro lado aposta na preservação e divulgação do nosso património histórico-cultural, e contribuir, assim, também, para o fortalecimento da nossa memória colectiva e reforço da identidade com a criação de jogos novos. Conceber jogos com identidade única, que potenciam ainda mais os momentos de entretenimento e aprendizagem, ao mesmo tempo que se constituem num instrumento de integração, interacção com os outros e coesão social, e estabelecer uma relação de complementaridade entre os jogos didácticos e as referências histórico culturais de uma região é o nosso objectivo. Certos que assim se construirá um excelente veículo de comunicação e dinamização cultural perene. À sua criação presidem critérios de exequibilidade, economia, estratégia, jogabilidade, usabilidade, atractividade, criatividade, originalidade, ergonomia, sempre na tentativa de cada jogo ser desenvolvido dentro de um processo bem definido, analisado e avaliado ao longo da sua concepção. Com objectivo de integrar todos os elementos em sociedade de uma forma não discriminatória encontramo-nos num processo de testes com cegos e pessoas de baixa visão da ACAPO. Estabelecemos uma parceria com a ACAPO de modo a poder auxiliar uma população com necessidades especiais e receber todos os ensinamentos essenciais para melhorarmos os nossos jogos. Essencial à sua criação é a definição clara das regras que, tal como na vida em sociedade, desempenham papel fundamental no jogo. Integrando o jogo um conjunto de obrigações (regras) é incrementado o seu carácter social e a sua prática contribui para a formação de atitudes sociais como cooperação, obediência às regras, espírito de equipa, respeito mútuo, responsabilidade e iniciativa. As regras influenciam ainda a estratégia do jogo, componente importante para o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas, essenciais para a vida de cada um. Avaliar, ponderar, corrigir, antecipar e delinear estratégias. Aprender a ser autónomo e tomar as decisões acertadas atempadamente é uma lição de vida que pode ser exercitada com estes jogos. Foram esses princípios que orientaram a criação do jogo Ludusfidelis. Um dado viciado e uma moeda em bronze, encontrados nas escavações do Castro de Monte Mozinho e que integram o rico espólio do Museu Municipal de Penafiel, foram o mote para conceber uma ferramenta capaz de desenvolver o raciocínio matemático de forma lúdica e divertida, aliado à divulgação do património histórico-cultural da região e daquele Museu, que desde 26 de Setembro se encontra ali disponível ao público. Este é um jogo que alia uma componente aleatória a uma forte componente estratégica. A sua aparente simplicidade e a particularidade do seu dado possuir dois dos lados com quatro marcas (à semelhança do encontrado e que esteve na génese da sua criação), confere-lhe uma dinâmica, rapidez e incerteza aliciante. O jogo foi apresentado ao público no dia 26 de Setembro de 2010, no Museu Municipal de Penafiel, no decorrer da comemoração das Jornadas Europeias do Património 2010 pela vereadora da cultura da Câmara Municipal de Penafiel que esteve presente nas actividades. Desenvolvemos em parceria com o Museu Municipal de Penafiel um novo programa mensal, intitulado “Jogos no Museu”, que teve início a 10 de Outubro e realiza-se em todos os segundos Domingos de cada mês, entre as 15h00 e as 18h00. http://www.cm-penafiel.pt/VSD/Penafiel/vPT/Publica/CentroComunicacao/noticias/primeiraedicaojogosmuseu.htm Com a dinamização deste programa apresentamos a todos os que queiram participar jogos de estratégia e jogos matemáticos, sendo o Ludusfidelis o protagonista. Sendo esta actividade desenvolvida na sala dos serviços educativos do Museu Municipal de Penafiel e dirigida ao público em geral, de forma gratuita. Por valorizarmos o papel que os jogos desempenham no desenvolvimento do homem, em todas as fachas etárias, estabelecemos uma parceria com a Universidade Sénior de Penafiel. Desenvolvemos a actividade da disciplina “Desafios”, que consiste basicamente na prática de jogos de estratégia. Colocar alunos, alguns dos quais com mais de 80 anos, a jogar e a desenvolver linhas de raciocínio lógicas é, só por si, um motivo de grande orgulho. Neste ano lectivo lançamos o desafio de criação de um jogo matemático por parte dos alunos e como resultado vamos apresentar em Junho de 2011 o STEP. Fomos convidados pelo Museu de Ciências de Coimbra para dar uma palestra sobre jogos de estratégia e desenvolver uma actividade de jogos ao público que vai decorrer no mês de Junho de 2011. Colaboramos e patrocinamos exposições de jogos matemáticos em escolas do ensino básico e secundário. Participamos no III BEST Entrepreneurship Days que decorreu na FCUP, em Outubro de 2010. Apoiamos e participamos na 2ª edição do Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro do distrito de Lisboa, organizado pelo Grupo de Boardgamers de Lisboa, que decorreu nos dias 27 e 28 de Novembro de 2010. Temos em mãos vários projectos, que muito nos honram, que por questões comerciais não podem ser divulgados. Estamos a trabalhar com a LUDUS, associação que se dedica à divulgação da matemática recreativa em Portugal e é co-responsável, a par da SPM e da APM, pela organização dos Campeonatos Nacionais de Jogos Matemáticos em Portugal, e com quem foi assinado um protocolo de colaboração. Marcamos presença e patrocinamos a final do 7º Campeonato Nacional de Matemática, que decorreu este ano em Lisboa, a 18 de Março, e oferecemos aos 69 cegos e alunos de baixa visão um prémio de participação.

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